A prova de vida é a comprovação de que o aposentado, pensionista ou quem recebe algum benefício do governo ainda está vivo e pode seguir recebendo o benefício. Tal procedimento serve para evitar a ocorrência de fraudes e pagamentos indevidos.
No dia 24 de janeiro foi assinada a portaria que determina que a prova de vida, anteriormente feita pelo segurado, passará a ser responsabilidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desde 1º de janeiro, cabe ao próprio INSS verificar se o beneficiário segue vivo.
Além disso, o prazo para o Instituto comprovar que o titular está vivo é de 10 meses contados a partir da data de aniversário do beneficiário.
Caso não consiga, ele irá notificar o beneficiário, que terá mais 2 meses para se identificar e realizar a prova de vida pelo aplicativo “Meu INSS”, por telefone, pela Central 135 ou bancos.
Com essa inovação, o beneficiário não fica impedido de realizar a prova de vida antecipadamente, desde que siga os procedimentos tradicionais: ir a uma agência bancária ou se manifestando no aplicativo “Meu INSS”.
O aplicativo “Meu INSS” é gratuito e está disponível nas plataformas para Android e IOS, basta acessar o google play ou app store, respectivamente, e clicar no botão “instalar” ou “download”. Após isso, seguir as orientações dadas pelo site do governo:
- Baixe e acesse o aplicativo gov.br;
- Caso ainda não possua sua conta gov.br, crie uma;
- Após logar no aplicativo, na tela inicial, em "Serviços", clique em "Prova de vida";
- Na tela "Histórico de Prova de vida", selecione a "Prova de vida pendente";
- Na tela "Autorização", clique em "Autorizar";
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em "OK";
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para "Autorizado";
- Faça o acompanhamento da Prova de Vida pelo site do seu órgão pagador.
Caso ainda tiver dúvidas, entre em contato com o serviço de atendimento do órgão pagador do seu benefício.